segunda-feira, maio 01, 2006

Hoje foi dia de "Maios"


Os Maios são bonecos representando pessoas, em tamanho natural, vestidos e calçados com a nossa roupa, aprontados tal como as pessoas, em atitudes humanas normais, isolados ou em conjunto, representando cenas do quotidiano (passado ou actual).Na madrugada do primeiro dia de Maio, estas figuras são colocados nas portas, varandas, jardins, quintais, ruas, largos, etc. Junto de cada boneco ou sobre o próprio, estará (ou não) colocada a sua fala. Por vezes, haverá também uma descrição ou narrativa (especialmente nas cenas). Estas narrativas, ou mesmo o dizer de cada boneco, tomam por vezes forma de versos. Os bonecos, as cenas, os dizeres e as narrativas, quase sempre bem revestidas de humor, têm muitas vezes um sentido crítico, outras vezes satírico (em especial quando há motivo para isso, na comunidade local, regional, nacional ou mesmo internacional), mas a maioria das vezes são apenas uma celebração saudável do quotidiano. Num único dia de exposição, são retirados ao anoitecer.
Esta tradição resultou de factores sociais, ligados à evolução dos costumes das regiões que assimilaram os primeiros contingentes humanos, motivados pelo repovoamento das ilhas açorianas. As origens desta tradição remontam às festas pagãs da Roma antiga, em que o mês de Maio era celebrado como o mês em que se festejava a deusa Maia, considerada a deusa da fecundidade por excelência. Actualmente a tradição mantém-se.

O jardineiro tratando do nosso jardim...

O pescador numa boa tarde de pesca...

A família a caminho da praia no burro...

Os compadres vendo passar o trânsito...

Os alcóolicos e o taberneiro...

4 comentários:

"Su" de disse...

Lembro-me que o ano passado "Os Maios"tavam colocados na sala dos profs, na janela!E ainda nos rimos um bocado com isso, a fingir que eram os profs desesperados a tentar fugir!
Essa é uma tradição da ilha que eu gostei muito, até porque os bonecos são feitos na perfeição.

Azoreano Náufrago disse...

Este ano na escola só mesmo os reais! Os profs de carne e osso.

"Su" de disse...

Espero sem tentações de mandarem pela Janela!Lol

angelaloura disse...

Não se diz alcoólicos, mas sim "amigos da pinga" ;)