
Para toda a gente!
4 de setembro 2005
Pássaros Feridos é a saga vigorosa e romântica de uma família singular, os Clearys. Começa no princípio deste século, quando Paddy Cleary leva a mulher, Fiona e os sete filhos do casal para Drogheda, vasta fazenda de criação de carneiros, propriedade da irmã mais velha, viúva autoritária e sem filhos; e termina mais de meio século depois, quando a única sobrevivente da terceira geração, a brilhante actriz Justine O’ Neill, muitos meridianos longe das suas raízes, começa a viver o seu grande amor.
Visualmente impressionante, de um humor excêntrico e com interpretações fascinantes, num elenco liderado por Nick Nolte, James Woods e Daryl Hannah, Northfork é uma poderosa e insequecível saga de uma cidade à beira das extinção.
Liga dos Campeões: FC Porto ganha na Turquia e apura-se para os oitavos-de-final.





É noite de estreia no famoso teatro La Scala, em Milão. A sala, esplêndida, está cheia. A alta burguesia da cidade, vestida a rigor, excepcional. O espectáculo interessante. Um único contratempo: um certo nervosismo, causado pelos rumores de agitação política nas ruas da cidade, insinuam-se ao intervalo entre o público. Durante a recepção do fim do espectáculo, o medo instala-se: a revolução está em movimento e terá lugar nessa mesma noite...
“Ranking” das 608 secundárias, públicas e privadas, por ordem decrescente — da melhor para a pior média obtida na 1ª fase dos exames nacionais do 12º ano. Para o cálculo desta média, foram considerados os resultados dos alunos nas oito disciplinas com maior número de inscritos. Português B 139 (64.705), Matemática 435 (62.169 inscritos), Psicologia 140 (43.189) Biologia 102 (41.481), Química 142 (33.933), História 123 (17.590), Física 115 (16.853) e Português A 138 (14.335).
Então inscreve-te no I Open de Santana que irá decorrer brevemente em Santa Maria. Neste grande open (que ainda não conta para o ranking ATP) haverá provas individuais e por equipas para ambos os sexos.
É o maior! Lá na escola, ele é que coordena o futebol: arranja tempo, um campo e muitos jogadores para uma peladinha semanal. Por isso, gosta de ser denominado por Mister Mourinho!
Há mais de três anos que ouço que os produtos aqui são um pouco mais caros em relação ao continente. Diz-se que é o transporte que encarece os produtos. E tem a sua lógica.
O FC Porto entrou com o pé direito na Liga dos Campeões ao vencer os turcos do Fenerbahçe, por 3-1, quebrando o enguiço de cinco anos de não ganhar o primeiro jogo da prova. Os dragões entraram à dragão, jogando bonito, mas eficazmente, todos virados para o ataque, não deixando o adversário sair do seu meio-campo.
Depois de assegurar a presença na prova de 200m estilos (SM9) com um tempo de inscrição de 2.31,47, David Grachat alcançou hoje mais uma final nos Jogos Paralímpicos. Na derradeira prova, o nadador português alcançou um brilhante 7º lugar com um tempo de 2.26,13. Isso é que é esmagar marcas (mais de 5 segundos)! Brilhante! 
Joana Calado
Leila Marques
O nadador português David Grachat (S9) terminou hoje na sexta posição a final dos 100 metros livres dos Jogos Paralímpicos Pequim’2008, prova na qual voltou a melhorar o recorde nacional, estabelecido na eliminatória da manhã. Numa prova em que o australiano Matthew Cowdrey nadou para o ouro e para recorde do Mundo (55,30 segundos), Grachat conseguiu o tempo de 57,55, melhorando os 57,93 da eliminatória.
«O Jogador» foi publicado em 1866, ano em que saiu também «Crime e Castigo», volume que inaugurou esta colecção das obras de Fiódor Dostoiévski, sendo também a primeira a ser traduzida directamente do russo. Passado na Alemanha, num ambiente de casinos, Aleksei Ivánovitch destaca-se como figura principal - um jovem com um forte sentido crítico em relação ao mundo que o rodeia, mas carente de objectivos, que descobre em si a paixão compulsiva pelo jogo. Dostoiévski expõe as personagens nas suas motivações mais íntimas, com humor e ironia, criando uma obra simultaneamente viva e profunda, na melhor tradição dostoievskiana. O fascínio torturado dos jogadores adequa-se genialmente ao tratamento de temas caros ao autor, e ainda o descontrolo e o desespero, as paixões que raiam a loucura e a solidão sem perspectivas, além de uma análise social impiedosa, por vezes satírica. O Jogador, uma das obras mais lidas deste autor, tem muito da experiência do próprio Fiódor Dostoiévski, que também foi um jogador compulsivo durante vários anos.
"O Mundo a Seus Pés" de Orson Welles, revela a fascinante história de um magnata cuja grande paixão é o jornalismo e conquistar o amor de todos os que o rodeiam. Com o mundo a seus pés, ele consegue tudo o que o dinheiro pode comprar mas não o amor que parece não saber conservar, terminando na mais completa solidão. Um filme que quebrou com todas as regras do cinema e que introduziu outras completamente inéditas, dando-lhe uma força, que não deixa o espectador indiferente e que lhe conquistou um lugar de topo no mundo do cinema.
Infelizmente, acabaram as provas de natação destes JO. O mundo inteiro viu as feitos inéditos alcançados por Michael Phelps.
Nelson Fortes, recordista nacional do lançamento do peso, teve hoje a sua (brilhante) participação nestes JO. Foi por uma unha negra que este atleta não ganhou a primeira olímpica medalha para Portugal. Conseguiu um espantoso 38º lugar!
Último filme do mestre italiano Valerio Zurlini, o "poeta da melancolia". Baseado no livro homónimo de Dino Buzzati. Versão restaurada e remasterizada, com muitos extras, incluindo entrevistas e especiais. No meio do deserto, abrigado num forte, um grupo de soldados espera por um inimigo que nunca chega. Dias e anos passam despercebidamente, sem que absolutamente nada aconteça. No posto de sentinela, um soldado (Jacques Perrin) observa a linha do horizonte. Aquele forte representa uma prisão espiritual da qual ele se quer livrar, onde se sente asfixiado pela paisagem e pelos rituais impostos pela hierarquia. Este é o último filme de Zurlini e foi adaptado do romance homónimo de Dino Buzzati. 