segunda-feira, dezembro 05, 2005

O Restaurador e o bom pescador...



No dia 1º de Dezembro assinala-se a restauração da Independência de Portugal. Falecido o cardeal-rei D. Henrique, em 1580, sem ter designado um sucessor, Filipe II de Espanha, neto do rei português D. Manuel I. Invadiu Portugal e submeteu-o a 60 anos de domínio. Foram três os reis espanhóis que governaram Portugal entre 1580 e 1640 – Filipe I, Filipe II e Filipe III.A capital do Império passou a ser Madrid e Portugal foi governado como uma Província espanhola.Como é natural, os portugueses viviam descontentes e compreendiam que só uma revolução bem organizada lhes poderia trazer a libertação.Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu-se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos.A Duquesa foi presa e o Secretário morto. Foi assim que Portugal recuperou a sua independência, sendo D. João IV,. Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de "O Restaurador".
Lembravam-se deste dia???!!!
Enquanto o país celebrava o 365º aniversário da Independência, aproveitei esse dia para me dirigir aos emissores e dedicar-me à pesca, acompanhado pelo Carlos. Depois de uma longa manhã de muita luta, ganhei o estatuto não de "Restaurador" mas o de "bom pescador". Sera este um dia para recordar?! Certamente...

4 comentários:

Conceição disse...

Pereira, és um poeta e peras... Pais peras que poeta, mas pronto! Quanto ao Blog, Mestre António, está no bom caminho... Mais umas Acções de Formação e chegas lá!

NM disse...

E so peixe rei! Lol

Azoreano Náufrago disse...

Eu sei que vocês estão todos muito espantados com os meus dotes de pescador! Se a vida de prof começar a correr mal, compro um bacalhoeiro e...faço-me ao mar!

"Su" de disse...

E levas o teu mano para ajudar, certo?Lolinho