domingo, agosto 31, 2008

Santana Open

Na grande final disputada hoje, as coisas não me correram lá muito bem...
6-0/6-3/6-0

quarta-feira, agosto 27, 2008

O Jogador de Fiodor Dostoievsky

«O Jogador» foi publicado em 1866, ano em que saiu também «Crime e Castigo», volume que inaugurou esta colecção das obras de Fiódor Dostoiévski, sendo também a primeira a ser traduzida directamente do russo. Passado na Alemanha, num ambiente de casinos, Aleksei Ivánovitch destaca-se como figura principal - um jovem com um forte sentido crítico em relação ao mundo que o rodeia, mas carente de objectivos, que descobre em si a paixão compulsiva pelo jogo. Dostoiévski expõe as personagens nas suas motivações mais íntimas, com humor e ironia, criando uma obra simultaneamente viva e profunda, na melhor tradição dostoievskiana. O fascínio torturado dos jogadores adequa-se genialmente ao tratamento de temas caros ao autor, e ainda o descontrolo e o desespero, as paixões que raiam a loucura e a solidão sem perspectivas, além de uma análise social impiedosa, por vezes satírica. O Jogador, uma das obras mais lidas deste autor, tem muito da experiência do próprio Fiódor Dostoiévski, que também foi um jogador compulsivo durante vários anos.

terça-feira, agosto 26, 2008

Citizen Kane

"O Mundo a Seus Pés" de Orson Welles, revela a fascinante história de um magnata cuja grande paixão é o jornalismo e conquistar o amor de todos os que o rodeiam. Com o mundo a seus pés, ele consegue tudo o que o dinheiro pode comprar mas não o amor que parece não saber conservar, terminando na mais completa solidão. Um filme que quebrou com todas as regras do cinema e que introduziu outras completamente inéditas, dando-lhe uma força, que não deixa o espectador indiferente e que lhe conquistou um lugar de topo no mundo do cinema.
"Citizen Kane" (1941 - 119m)

sábado, agosto 23, 2008

Fomos às vejas...


mas só apareceu uma, e tinha 1kg. Quem mordeu no anzol foram os porcos, e bem grandes...

quinta-feira, agosto 21, 2008

E agora o Ouro!

Nelson Évora conquistou a medalha de ouro olímpica, ao vencer em Pequim o concurso do triplo salto. O melhor ensaio do atleta português foi de 17,67 metros, conseguido à quarta tentativa, naquela que é a sua melhor marca do ano.

segunda-feira, agosto 18, 2008

domingo, agosto 17, 2008

Alain Bernard - O meu preferido

Infelizmente, acabaram as provas de natação destes JO. O mundo inteiro viu as feitos inéditos alcançados por Michael Phelps.
Mas o nadador que mais gostei de ver, foi o francês Alain Bernard. Vi-o constantemente com um sorriso contagiante para as câmaras enquanto caminhava para as provas, sempre com uma enorme boa disposição, e mesmo quando não ganhou a prova dos 50m livres (que era um dos favoritos), foi o primeiro a ir dar um grande abraço ao vencedor!

sexta-feira, agosto 15, 2008

O verdadeiro espírito olímpico português...

Nelson Fortes, recordista nacional do lançamento do peso, teve hoje a sua (brilhante) participação nestes JO. Foi por uma unha negra que este atleta não ganhou a primeira olímpica medalha para Portugal. Conseguiu um espantoso 38º lugar!
Ainda pensei que tivesse sido mais um dos atletas portugueses "azarados" como ouvimos diariamente, mas não! A explicação para este (in)sucesso foi dado pelo próprio atleta em entrevista à RTP logo após a prova...
" Cheguei à conclusão que, de manhã, estou bem é na caminha"
e ainda disse:
"... ao terceiro lançamento, as perninhas já pediam cama."
Medalhas olímpicas nos JO de 2012 em Londres? Só se as provas começarem a partir das 15hoo! Acham bem?

segunda-feira, agosto 11, 2008

O Deserto dos Tártaros

Último filme do mestre italiano Valerio Zurlini, o "poeta da melancolia". Baseado no livro homónimo de Dino Buzzati. Versão restaurada e remasterizada, com muitos extras, incluindo entrevistas e especiais. No meio do deserto, abrigado num forte, um grupo de soldados espera por um inimigo que nunca chega. Dias e anos passam despercebidamente, sem que absolutamente nada aconteça. No posto de sentinela, um soldado (Jacques Perrin) observa a linha do horizonte. Aquele forte representa uma prisão espiritual da qual ele se quer livrar, onde se sente asfixiado pela paisagem e pelos rituais impostos pela hierarquia. Este é o último filme de Zurlini e foi adaptado do romance homónimo de Dino Buzzati.

sexta-feira, agosto 08, 2008

quinta-feira, agosto 07, 2008

Regresso a Santa Maria

ou à Santa Terra como alguém me disse recentemente...