quinta-feira, maio 29, 2008

Revelado o enigma...

Eis o misterioso guarda-pós...

terça-feira, maio 27, 2008

Inspecção Técnica Periódica


Ontem levei o carro à inspecção. E nas indicações de deficiências foi-lhe diagnosticado em mau estado o guarda-pós...mas passou porque não é considerado grave.
Lanço o desafio aos estimados visitantes deste blog. Se alguém descobrir que parte do carro é esta, o dito guarda-pós em mau estado será seu! Aliciante, não?

domingo, maio 25, 2008

Peixe fresquinho...

Aqui está o resultado de mais uma belíssima pescaria (à cana e ao mergulho) ali junto daquele sítio e tal... o pior mesmo foi subir aquilo tudo com tanto peixeinho às costas. Há para todos os gostos: veja, bodião, lírio, anchova, sargo, garoupa e dorminhoca...
Vamos lá seus críticos, espero agora pelos vossos mais variados comentários!
E aqui um momento de muita risada enquanto o peixe era exposto para a fotografia. Aí aí, que comédia...
Bom apetite para nós!!!

quarta-feira, maio 21, 2008

A Criação do Mundo de Miguel Torga

1º Dia
Começa por referir a má situação económica que se sentia na sua família enquanto jovem , falando-nos também da sua juventude em Agarez, sua terra natal. Recorda-nos o tempo da sua ida à escola primária e também da relevante distinção que tinha em relação aos colegas.
Com a 4ª classe, deixou a escola e foi para o Porto trabalhar como porteiro. Não se dando bem, voltou a Agarez. Nessa altura o seu pai colocou-o num Seminário onde estudou afincadamente e tirou boas notas. Nunca quis ser padre, perante isso o pai mandou-o para o Brasil para trabalhar na fazenda de um tio, e assim partiu na expectativa de ganhar algum dinheiro.
2º Dia
No Brasil, as coisas não correram da melhor maneira devido à sua tia que não gostava muito dele, mas pelo contrário o tio propôs pagar-lhe os estudos ou montar-lhe uma loja. Optou por estudar.
Mais tarde, o tio vendeu a fazenda e veio para Portugal. Ele, não querendo continuar no Brasil, partiu também para Portugal fixando-se na cidade de Coimbra.
3º Dia
Em Coimbra, foi para um colégio interno onde acabou o liceu. Seguidamente, iniciou a Universidade sendo nessa altura que publicou o seu 1º livro de versos.
Foi para a tropa, e foi por essa altura que se deu um golpe militar que pela 1ª vez instituiu a ditadura em Portugal.
Ao acabar a tropa formou-se em medicina, começando a exercer a sua função em Sendim, vila situada na Beira Alta, não deixando no entanto de continuar a escrever.
4º Dia
O 4º dia é preenchido principalmente com passeios pela Europa, revendo amigos e participando em comícios de operários.
Sempre sem parar de escrever, continuou a percorrer a Europa visitando vários monumentos importantes e cidades célebres.
5º Dia
Regressou a Portugal abrindo um consultório em Leiria. Entretanto foi preso e interrogado pela polícia política, devido a um novo livro que tinha publicado, o qual rapidamente foi apreendido.
Foi para Lisboa e por lá ficou. A sua saúde estava frágil e debilitada, os seus pais não tinham qualquer conhecimento da sua saúde nem do seu aprisionamento, porém continuavam a comunicar com ele através de cartas que os seus amigos lhe faziam chegar (os amigos serviam de intercomunicador entre ele e os pais).
Passado algum tempo, foi posto em liberdade, regressando a Coimbra.
6º Dia
Casou com Jeanne, uma estudante belga que tinha conhecido antes de ser preso. De seguida, foi com Jeanne visitar a sua família a Agarez. Já sabendo do que se tinha passado com Adolfo, a família recebeu-os euforicamente e de braços abertos. Nessa altura publicou mais um livro que viria a ser também apreendido, iniciou-se, a partir dai, uma perseguição a ele e à sua mulher levando-os ao despedimento das funções que exerciam. Terminada a segunda guerra mundial, deu mais uma volta pela Europa na companhia da esposa. Os destroços eram ainda visíveis por toda a parte, a ruína, a destruição e os restos de monumentos instalaram-se nas cidades. Depois de tudo o que viu chegou Portugal e escreveu sem parar… várias colectâneas de versos, peças de teatro e contos.
Mais tarde, deu-se o falecimento da sua mãe ficando extremamente abalado. Algum tempo depois, recebeu um convite para participar num colóquio no Brasil, e a sua ida foi-lhe dificultada pela PIDE, no entanto ao fim de algum tempo, conseguiu partir. Ao vir de novo para Portugal, passou por um momento muito triste da sua vida, a morte do pai. Entretanto houve mudança de governo e Jeanne retomou a sua profissão de professora de Língua Portuguesa na universidade.
O final do livro reporta-nos essencialmente para a Revolução de Abril e as suas consequências, nomeadamente os golpes e contra golpes até a consagração da Democracia. O autor, ao finalizar esta obra, deixa-nos, por um lado, o desejo de criar o 7º dia da sua vida e, por outro, deixa a ideia de que as suas forças já não o deixam…

segunda-feira, maio 19, 2008

Les mystérieuses cités d´or.

Passados cerca de 25 anos, lá estou eu de novo mergulhado nesta série que tanto me fascinou enquanto criança...

domingo, maio 11, 2008

Rec


Uma repórter de TV e o seu operador de câmara seguem um grupo de bombeiros da cidade. Depois de receberem uma chamada de uma senhora que diz estar presa dentro de casa, eles chegam ao prédio onde ela mora e ouvem gritos apavorantes - que dão início a um longo pesadelo e a uma reportagem nunca vista antes.

domingo, maio 04, 2008

Faltam 5 semanas...

...para o campeonato nacional! Pelo terceiro ano consecutivo, para mim, a época começou em março (aquando da abertura da piscina) mas agora com melhores condições, claro . Como em qualquer outra modalidade, as épocas começam em setembro!!! Vamos lá ver como correm as coisas...
nas próximas 3 semanas vou dar ainda muita carga...

para nas últimas 2 semanas, recuperar do desgaste.
Depois darei a conhecer como correram as provas. Até breve.

quinta-feira, maio 01, 2008

Muito mau...


Hoje o dia esteve todo assim, nevoeiro. Mas pior que isso, muito pior, foi ter visto Into the wild - Na natureza selvagem. Mais valia ter perdido este tempo a fazer uma tarte...