Decorreu na Africa do Sul em Durban de 2 a 7 de Dezembro o Campeonato do Mundo de Natação Adaptada, com uma selecção portuguesa renovada que muitos achariam incapaz de ter êxito. A verdade é que a sua participação acabou por ser histórica.
Só como simples e rápida introdução, convém referir que na natação adaptada os escalões dão divididos pelas capacidades da parte motora em 10 classes (S) sendo que os S1 são com a deficiência mais severa e os S10 com a deficiência menos gravosa.
A selecção foi composta pelo David Grachat S9, Leila Marques S9, Maria João Morgado S5, João Martins S1, Diana Guimarães S4, Nelson Lopes S4, Perpetua Vaza S3, Simone Fragoso S5 e por Emanuel Gonçalves S10.
A história de campeonato do mundo é simples e enche-nos de orgulho. Foram conquistadas 7 medalhas, 1 de Ouro, 2 de Prata e 4 de Bronze e ainda 4 Recordes da Europa e 11 Recordes Nacionais.
Atletas medalhados:
Diana Guimarães – medalha de Ouro nos 50B
João Martins – medalha de Prata nos 50C
João Martins – medalha de Bronze nos 100L
Leila Marques – medalha de Bronze nos 100B
Diana Guimarães – medalha de Bronze nos 50C
Emanuel Gonçalves – medalha de Bronze nos 5Km em águas abertas
Perpétua Vaza, Diana Guimarães, Leila Marques e Simone Fragoso – medalha de Prata na estafeta 4x50E
Destaque ainda para David Grachat que nas provas de 50L e 100L obteve 4 Recordes da Europa na classe S9 (um nas eliminatória e outro na final de cada prova).
Parabéns a todos!